Por que tornar-se uma autoridade é importante para seu negócio

Por que tornar-se uma autoridade é importante para seu negócioAs empresas estão tomando conta que cada vez mais é necessário mudar a visão estratégica de um modelo tradicional de marketing (outbound) para um modelo de marketing (inbound) com mais resultados práticos direcionados a manutenção de relacionamento duradouro com seus clientes e futuros clientes (prospects,leads).

Uma das estratégias para conseguir chegar a este objetivo de atrair, fidelizar e engajar seu público-alvo, por conseguinte manter um relacionamento de longo prazo com seus clientes, o que para muitas empresas seria o Monte Olimpo ou Ápice, para ter um campo fértil na criação de uma máquina de vendas de novos serviços e produtos e crescer de forma orgânica, saindo do oceano vermelho (parafraseando o livro “A Estratégia do Oceano Azul”) da briga sangrenta de preços e da concorrência, e alavancar os negócios para um novo patamar na busca de novos mercados.

Para um mundo onde existe um “oceano de informações” (não tive a intenção do duplo-sentido com o livro) e na busca da segmentação para um termo de busca é necessária a ajuda dos motores de busca (Google, Bing, Yahoo, etc), como também as mídias sociais, para citar poucas fontes de busca… Não é preciso dizer que é preciso diferenciação de conteúdo, para que seu produto e/ou serviço seja visto e acessado pelo seu público-alvo.

Mas como ter esta diferenciação de conteúdo (marketing de conteúdo) se existem inúmeras empresas com produtos e serviços muito parecidos, ainda mais em um mundo globalizado de hoje, e ainda mais no futuro?

Talvez uma má notícia é que não existe uma única resposta para esta pergunta, por outro lado uma ótima notícia: existe caminhos com custo adequado para empresas de todos os portes; sim hoje é possível promover relacionamento de longo prazo que seus clientes e possíveis futuros clientes, independentemente do porte, capacidade de investimento da sua empresa, hoje com as novas tecnologias o marketing não está restrito a grandes empresas com grandes orçamentos, é possível até para o Zé da Padaria e seu negócio fazer Inbound Marketing, e o que é mais legal com possibilidade de ROI.

Uma das formas de atingir este objetivo de conseguir chegar ao seu público-alvo de forma adequada e apresentando uma linguagem de diferenciação, lembre-se alguns parágrafos atrás: saindo do “oceano vermelho” da concorrência, é tornando-se uma autoridade, um líder no seu segmento de mercado, mas como estamos falando de relacionamento e com clientes, isto (autoridade) não se conquista da noite para o dia, como tudo na vida, precisa de muito trabalho (parafraseando agora um técnico de um grande time de futebol de São Paulo), mas é perfeitamente possível e novamente: com custo adequado para empresas de todos os portes, com conteúdo relevante e que seja interessante e direcionando para seu público-alvo, nutrindo-o em todas as fases do momento da compra.