Como aliar Conteúdo Relevante e Google Adwords com Resultados

Como aliar Conteúdo Relevante e Google Adwords com ResultadosMuito tem se dito como conteúdo relevante otimizado e direcionado especificamente para seu público-alvo pode ajudar a direcionar mais trafego orgânico para o seu website, e assim atrair mais leads qualificados com objetivo de conquistar mais clientes que reconheçam valor em seus produtos e/ou serviços, e também fidelizando e engajando-se na sua marca.

Mas todos sabemos que a publicação de conteúdo relevante não atrai por si de imediato tráfego (pageviews) para seu website, e tão somente o tráfego não é o objetivo afinal, não é mesmo? O foco pode ser branding ou reconhecimento e valorização da marca, geração de leads qualificados, conversão de vendas, etc.
Mas gerar tráfego por si não traz “comida à mesa”.

Aumento de tráfego tem que ser um dos balizadores para suas análises e follow-up, apenas isto, e também não pode ser considerado como indicador principal.

Lembre-se que nem sempre acessos ao seu website podem ser pessoas que querem se relacionar com sua marca, ou comprar produtos ou serviços da sua empresa. Assim considere que os acessos ao seu website devem sim fazer parte de um composto de indicadores que levarão a informações concretas para tomadas de decisão.

O conteúdo é um ferramenta essencial para que você conquista autoridade no seu segmento e atraia cada vez mais leads e novos clientes.

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Porém apesar do investimento em Marketing de Conteúdo ser muito interessante e ter retornado garantido (se bem executado), por outro como foi dito acima isto leva um tempo para os primeiros resultados surgirem, que depende de alguns fatores, como o tipo e qualidade do conteúdo publicado, palavras-chave adequadas, otimização correta para os motores de busca, a indústria em que sua empresa atua, público-alvo, etc.

Então como conquistar tráfego imediato para seu website?

Muito se diz sobre as mídias sociais, sim estar presentes com perfis da sua empresa em mídias onde o seu público-alvo está é primordial para que obtenha tráfego, com publicações relevantes, que sempre deverão estar integradas e levando tráfego ao seu website/blog, pois é lá que você captará seus leads e novos clientes, sem esquecer que seu website é uma extensão verdadeira da sua empresa, é o seu domínio literalmente, este recurso sempre será seu, ao contrário dos perfis nas mídias sociais.

Costumamos dizer aqui na Mobinet que o conteúdo é a lenha da fogueira, as mídias sociais é o alcool ou combustível que as vezes utilizamos para aumentar a fogueira, que deve ser sempre dosado, e o fogo ou fogueira é quanto você consegue mobilizar de conversões para suas vendas, tendo a web como ferramenta e meio para conquistar seus objetivos de negócio.

Como pode perceber ainda não temos uma respostas concreta para a pergunta acima, simplesmente por que esta questão é na verdade condicional, e depende também do tempo que adotamos para cada estratégia de marketing digital.

Talvez tenhamos uma resposta mais direta a pergunta acima: PPC, onde é representado pelo Google Adwords, por ser a empresa/serviço mais conhecidos que utiliza este modelo de publicidade na internet.

O investimento em PPC, se bem planejado e executado, pode gerar resultados bem interessantes, mas de novo depende de alguns fatores, métricas, metas, etc. Onde um deles é o tempo que utilizamos desta ferramenta de publicidade & marketing.

Explicamos o motivo:

Apesar dos anúncios em Google Adwords, que representam de longe a grande fatia do bolo de publicidade na internet, com reconhecida eficácia no aumento no direcionamento de tráfego para os websites, o investimento em PPC também podem trazer um risco ao médio e longo prazo, em razão do seu mecanismo ou seu sistema adotado, que é baseado em leilões em tempo real, onde e perfeitamente possível que o custo por clique (CPC) aumente inesperadamente, e nada impossível este crescimento seja de forma exponencial.

Um exemplo disto: imagine que sua empresa esteja com uma campanha no Google Adwords, certo? E que dentro das palavras-chave escolhidas para a campanha tenha mensurado pagar por clique realizado nos anúncios R$ 3,00. Este é o valor que sua empresa calculou ao mensurar o custo-benefício para pagar que alguém irá ao seu website, que na verdade é isto, simples assim, à partir de pesquisas de palavras-chave de um usuário no Google.

Os R$ 3,00 na verdade é o valor que a sua empresa quer pagar por clique realizado, por calcular que este valor excede os custos e as prováveis oportunidades geradas.

Tudo vai muito bem, com o valor de investimento nas campanhas gerando oportunidades e conversões que superam o custo.

Porém concorrentes resolvem também iniciarem campanhas de PPC, muito provavelmente também no Google Adwords, isto é perfeitamente factível, já que mais e mais pessoas e empresas tem descoberto as vantagens das estratégias e ações em Marketing Digital.

Então você percebe que seus custos que antes eram de R$ 3,00 por clique tem ficado cada dia mais caro, e o ROI ou seja o custo-beneficio das suas campanhas não são lá muito atraentes mais… em algumas vezes não valendo mais a pena continuar o investimento em PPC.

Mas por que isto ocorre?

Podem ser creditados por diversos fatores, mas o principal é a concorrência: onde um ou mais concorrentes estão comprando no leilão virtual as palavras-chave por valor maior, e pode ser leilão não há limites, mesmo que opte em fixar um valor dentro que acha interessante pagar, se os concorrentes estão dispostos a pagar mais, você nem irá “participar do jogo”, já que o valor por clique estará acima do que você está disposto a pagar.

Então qual é a saída?

Novamente a resposta é condicional: depende de alguns fatores como mencionado acima, mas existe uma boa notícia…

Agora por outro lado veja o investimento que tem feito ao longo do tempo em conteúdo relvante (marketing de conteúdo) e palavras-chave otimizadas (SEO), dentro deste cenário é pouquíssimo provável que um entrante (novo) no mercado ou que não entende do negócio tenha êxito em tirar o tráfego do seu website ou desbancar sua autoridade no seu segmento, isto se acontecer só virá com o tempo, e também terá que ser feito com qualidade com investimento em conteúdo orgânico: marketing de conteúdo + SEO.

E mesmo que este novo concorrente consiga “roubar” o tráfego do seu website com grande investimento em PPC, não conseguirá fazer isto por muito tempo, e se em paralelo não tiver uma estrategia de marketing de conteúdo+SEO, voltará para a “escala zero”, pois na verdade o tráfego em PPC é temporal, se não pagar mais deixa de ter (tráfego).

Então finalmente agora temos uma resposta mais perto do ideal: equilibre seus investimentos de maneira adequada e estratégica em Marketing de Conteúdo com SEO e PPC.

Onde no início na construção de tráfego na Web, seja (bem) interessante e necessário o uso de PPC (hoje Google Adwords), onde ainda como vantagem adicional coletar por exemplo quais são as palavras-chave que trazem mais resultado para seu negócio.

Em paralelo você deve trabalhar consistentemente com marketing de conteúdo e SEO, mesmo por que e o investimento com a melhor taxa de retorno no médio e longo prazo e é muito mais defensível contra a concorrência.