Como Blog pode ajudar sua empresa conquistar clientes

Como Blog pode ajudar sua empresa conquistar clientesSe você tem uma empresa, seja qual for o porte, e se pergunta se vale a pena ter um blog com foco em seu negócio, teria como resposta curta e direta: SIM! Aliás, com investimento altamente justificado e que cada dia mais faz mais sentido.

Publicações frequentes e com conteúdo relevante para seu público-alvo, é hoje a forma mais barata de incrementar seus ganhos com marketing, direcionando o tráfego de prospects e leads qualificados para seu website, com incrível perspectiva de atração de novos clientes.

De acordo com estudos das mais renomadas empresas de pesquisa no mundo com foco no mercado digital, reconhecem que em média para 72% das empresas que possuem um blog para seu negócio afirmaram que conquistaram novos clientes com este meio, e que para 86% destas empresas consideram que o blog de negócios é útil e crítico para o seu negócio.

Para ilustrar esta importância dos blogs, veja alguns dos benefícios mais importantes de ter um blog para sua empresa, e assim alavancar seu negócio com inbound marketing.

Impulsionar SEO (Search Engine Optimization)

Pesquisas realizadas nos motores de busca (Google, Bing, Yahoo, etc) favorecem que conteúdos atualizados com frequência e relevância sejam encontrados, a melhor ferramenta para realizar isto é um Blog. Com a publicação de forma consistente e com conteúdo relevante para as pessoas e empresas que seu negócio quer atingir, utilizando ainda técnicas avançadas com palavras-chave, pode incrementar a visibilidade das páginas do seu website nas buscas (SERPs) realizadas pelo seu possível cliente nos motores de busca, o que possibilita aproximar seu negócio do seu futuro cliente.

Desenvolver relacionamentos com clientes existentes e potenciais

Publicar artigos relevantes no Blog da sua empresa permite que você se conecte com os visitantes do site. Isso pode ser feito, realizando por exemplo perguntas aos seus leitores no final das suas publicações para começar a conversa, ou simplesmente permitindo comentários e feedbacks. Ao analisar e responder aos comentários dos leitores, você pode criar um relacionamento com seu público, construir um relacionamento de confiança e obter informações valiosas sobre o que seus clientes estão procurando.

Estabelecer o seu negócio como líder da indústria

Não importa o porte da sua empresa, você pode construir a confiança e influência dentro do seu segmento de mercado (indústria), fornecendo informações relevantes e valiosas da especialização nos serviços e produtos da sua empresa, realizada nos artigos publicados no Blog da sua empresa. Com o tempo, e realizando este processo de forma correta, naturalmente este conteúdo informativo incrementará as taxas de conversão de clientes. Isto é especialmente importante para as pequenas empresas que procuram ganhar credibilidade para competir com as grandes empresas.

Conectar as pessoas com a sua marca

As publicações recorrentes no Blog da sua empresa permitirão que os clientes possam realizar interação com sua empresa, possibilitando fidelização e engajamento (inbound marketing), diferentemente o que ocorre com o outbound marketing (forma tradicional de marketing.Ex.: comerciais de TV, anúncios de rádio, anúncios impressos, cold calls e lista de emails sem permissão (spam).

Além de melhorar o relacionamento e aumentar consideravelmente o valor de marca da sua empresa (branding).

Reduzir custos com publicidade paga

Tendo em vista que a busca orgânica possibilitada com as publicações realizadas na internet através do Blog da sua empresa, ao longo do tempo o tráfego para seu website, que antes era realizado de forma paga (Google Adwords, Facebook, Linkedin, etc) poderá ser mantido (tráfego) com possibilidades reais de crescimento de forma constante, trazendo redução de custos com publicidade paga, e com grande vantagem importante: nutrindo com dados informações relevantes o seu público-alvo durante toda a jornada de compra, desde o momento em que seu futuro cliente nem sabe que necessita consumir seu serviço, até o momento que importante e o momento certo para fazê-lo (comprar seus serviços ou produtos).

Com isso poderá trazer para seu website potenciais clientes (leads qualificados), tornando o processo de conversão de novos clientes muito mais eficiente.

Criar oportunidades de compartilhamento

Com o Blog a todo momento é possível criar novas oportunidades para o seu público-alvo possa compartilhar e viralizar as publicações de assuntos interessantes e relevantes do seu blog com outras pessoas com o mesmo perfil de compra de serviços ou produtos, isto é marketing gratuito, criando credibilidade e valor para sua marca, serviço ou produto.

Assim do ponto de visto prático, o Blog traz resultados surpreendentes para sua empresa na conquista, fidelização e engajamento de clientes, permitindo que possa construir credibilidade para sua empresa, melhorando seu ranking nos motores de busca, aumentando o trafego em seu website, lembrando que hoje e no futuro qualquer busca de compra de serviços ou produtos passa pelos motores de busca.

Além de conquistar todos estes benefícios para sua empresa pode ainda estreitar e melhorar e muito o relacionamento com seus clientes e futuros clientes, nutrindo-os com informações que realmente seja importante.