Criando uma estratégia para novo Website da sua Empresa

Criando uma estratégia para novo Website da sua EmpresaPara que sua empresa tenha o melhor ROI no processo de renovação (redesign) do website do seu negócio tenha inicialmente em mente duas etapas que devem ser consideradas antes propriamente de entrar no processo de definição de layout e design do novo website: definir uma estratégia clara e realizar um planejamento em aderência aos objetivos a serem perseguidos.

Desta forma considere quatros fatores fundamentais para o estabelecimento de uma estratégia para o novo website: 

  1. Determine objetivos e metas a serem alcançadas

Qual é o propósito do redesign ou lançamento do novo website? Quais resultados serão mensuráveis?

  1. Defina uma mensagem para a marca

Qual é a mensagem e proposta de valor única que sua empresa quer transmitir?

  1. Defina claramente o seu público-alvo

Como você quer seu público-alvo perceba seu produto ou serviço? Desenvolva um projeto de persona em aderência ao seu público-alvo. 

  1. Analise a concorrência

Quem são os seus concorrentes mais bem classificados nos motores de busca (principalmente o Google)? Ainda como distinguir estes concorrentes do seu negócio?

Estratégia de Renovação do Website 

Estratégia 1: Objetivos e Metas

Pode haver várias razões pelas quais você decidiu redesenhar o website da sua empresa. Uma das razões é uma atualização de informações, ou ainda melhorar as suas conversões de vendas.

Seja qual for sua necessidade pontual tente focar em 5 metas:

Diferenciação da concorrência: tente concentrar-se em esforços para ser único, distinguindo-se dos seus concorrentes, com o estabelecimento de uma proposta de valor única – planeje uma identidade para sua marca.

Deixe que seu público-alvo consiga perceber qual a solução que sua empresa propõe, e como esta solução é melhor do que outras alternativas.

Um Website deve refletir Quem Somos: o website deve ser uma extensão da cultura da sua empresa, as coisas que acredita, as relações que consegue estabelecer como empresa. Tente imaginar e transmitir tudo isto de forma objetiva, holística e integrada.

Crescer posições nos motores de busca (principalmente Google): seu objetivo aqui é ter o melhor ROI para seu projeto de redesenho do seu novo website, assim é essencial que considere como objetivo alcançar melhores resultados em busca orgânica (gratuita) no Google (mais de dois terços do mercado) para as suas palavras-chaves estratégicas de negócio.

Lembrando que este item está diretamente relacionado às visitas ao website, e sem visitas ao website não há conversão de vendas.

Aumento de leads e conversões: criar novos conteúdos de marketing, se preocupando em atender todas as fases do momento de compra do seu público-alvo. Em decorrência aumentar a quantidade de leads, o envolvimento e engajamento do usuário com sua marca, produto e serviço. E claro colocar dinheiro na mesa, ou seja aumentar as conversões, com estratégias de call-action para ofertas de propostas tentadoras.

Website que se adapte a qualquer dispositivo: independente qual seja seu público-alvo, o aumento de acessos por dispositivos móveis é crescente e cada vez mais as pessoas acessarão informação desta forma.

Assim é mais que recomendável que seu website possa ser acessado por qualquer dispositivo que tenha um navegador (browser), chamamos de website responsivo.

Também é interessante que use tecnologias que mantenha o conteúdo, porém personalize a forma que possa acessá-lo. Com isso poupa tempo em desenvolvimento de conteúdo para cada plataforma, e ainda transmite sua mensagem de forma única, salvo situações particulares de necessidade de negócio.

Estratégia 2: Mensagem da sua Marca

Defina claramente: Qual é a missão da sua marca?

Defina uma estratégia de ganha-ganha, visando a satisfação do seu cliente com sua solução e seu negócio com seus objetivos alcançados.

Faça um website que reflita a sua personalidade e seus valores.

Estratégia 3: Atingir Público-Alvo

Defina personagens que representem seu público-alvo, levando em consideração os objetivos do usuário, desejos e limitações que norteiam as decisões de compra.

Da mesma forma um website deve ter necessariamente o desenvolvimento de um projeto de persona que represente a sua marca. Deve espelhar como você quer que os outros te vejam.

Um website atraente que evoca emoção consolida uma impressão duradoura. Naturalmente irá se destacar entre a concorrência e ser lembrado quando um visitante decidir pela compra (para seu negócio conversão).

O ideal é que traga uma experiência enriquecedora e positiva para os usuários, fazendo-os sentir que atrás do website estão pessoas, e não máquinas.

Estratégia 4: Analisar a concorrência

Entender o que a concorrência está fazendo pode ajudá-lo a melhorar o seu plano de redesenho do seu website. Analise o que está funcionando, tanto as questões práticas como mecanismos de busca, quanto questões visuais e emocionais.

Conclusão: com estas quatro estratégias básicas comentadas acima, estabelecidas de forma clara e objetiva, aumentará consideravelmente as possiblidades e opções para que seus objetivos de negócio sejam alcançados e tenha um retorno adequado do investimento (tempo e dinheiro) realizado no seu novo website, podendo ainda mensurar os resultados também de forma que fique em aderência as necessidades da sua empresa.