O que é SEO?

O que é SEOPara que você entenda o que é SEO (Search Engine Optimization) é interessante primeiro fazer algumas perguntas claras e que ajudarão o entendimento.

Quando alguém realiza uma pesquisa no Google seria interessante que o nome e link para o website da sua empresa aparecesse nesta busca?

Não seria ainda mais interessante que nesta provável pesquisa do seu potencial cliente o resultado da busca (SERP), sua empresa aparecer na primeira página de busca do Google?

Então o que é necessário fazer para que o website da minha empresa aparecer na primeira página do Google?

Provavelmente você responderia – Sim, com certeza!

Agora para conseguir isto temos uma resposta simples e direta: publicar conteúdo interessante e relevante para o seu público-alvo, desenvolver palavras-chaves adequadas, que serão utilizadas pelas pessoas quando realizarem pesquisas, frequência e constância de publicações e muita qualidade nos links destas publicações.

Mas apenas isto é o suficiente para ser ter seu website bem qualificado (ranking) no Google?

Não, depende também da sua concorrência. Mas felizmente existem técnicas onde sua empresa pode conseguir diferenciação e conquistar o melhor ranking nas páginas do Google.

Para avançar o entendimento sobre SEO, é preciso entender como funciona o mecanismo de busca do Google:

O Google rastreia a internet em busca de páginas para incluir no seu colossal índice, como se fosse um catálogo de uma gigantesca biblioteca, e processa as pesquisas feitas pelos usuários entregando páginas com as melhores combinações dentro do seu catálogo dinâmico.

Além disso o Google mede através dos algoritmos dos seus softwares a relevância do conteúdo das páginas e confiabilidade do website sobre o assunto, com base no número e qualidade de links de outras páginas, como referências de outros websites, uma analogia como se alguém publicasse uma obra, e ao final concedesse crédito e referência aos artigos publicados, o Google usa este mesmo conceito, só que para incontáveis páginas e websites.

Assim quando um usuário digita um termo na busca no Google, este fará uma varredura em seu catálogo e trará como resultado uma lista de página de páginas e websites relacionados a este(s) termos (s), baseada em relevância e credibilidade.

A Relevância baseada em quanto a combinação dos termos estão mais próximas as palavras chaves das páginas. Credibilidade baseado nos critérios (algoritmos) do Google.

Finalmente agora fica fácil entender o que é SEO:  nada mais é que fazer (otimizar) às páginas de um website para que seja melhor compreendido pelo Google ou qualquer outro mecanismo de busca (Bing, Yahoo, etc). Desta forma este mesmo website consegue melhor posicionamento no ranking do Google, quando alguém fizer pesquisas com termos que combinem com as palavras-chaves presentes em sua(s) página(s).

O SEO tem várias práticas que podem ser adotadas para conquistar um melhor posicionamento nos mecanismos de buscas do Google, mas algumas considerações devem ser feitas:

O Google altera seu algoritmo sistematicamente por alguns motivos, sendo os principais: para que exista estímulo ao desenvolvimento e publicação de conteúdo útil e relevante nas páginas da internet, atraindo e trazendo a melhor experiência para os usuários, assim websites estáticos tendem perder posicionamento ao longo tempo, e ao contrário páginas/websites que publicam conteúdo utilizando as técnicas de SEO (White Hat) e Marketing de Conteúdo tem forte tendência de conquistar em médio e longo prazo relevância e autoridade. Um outro motivo considerável é que o Google não tem muito interesse que as mesmas páginas grupos semelhantes de palavras-chaves ocupem sempre as primeiras posições, já que o Google ganha dinheiro (muito) com o Adwords.

Saiba Mais sobre uma ferramenta muito interessante e perfeitamente adequada para publicar conteúdo relevante e útil na internet favorecendo seu posicionamento no Google e demais mecanismos de busca (Bing, Yahoo)

Não existem garantias de que investimento em SEO possa colocar seu website nas primeiras páginas, para isso teria que conhecer os algoritmos do Google, ou qualquer outro mecanismo de busca, como visto acima.

Por outro lado o investimento em SEO com publicação de conteúdo relevante (marketing de conteúdo) é o mais garantido para que conquiste relevância e conquiste autoridade e crescimento orgânico adequado nas buscas realizadas pelos usuários no médio e longo prazo. Exatamente a necessidade que seu website precisa para conseguir subir no ranking do Google, e converter os leads e potencias clientes que chegam ao seu website em novos clientes para sua empresa.

Saiba mais sobre SEO: A Arte de SEO