O que é Marketing de Conteúdo?
Uma definição simples para Marketing de Conteúdo é o fornecimento de informações valiosas ou de conteúdo importante e relevante para seus clientes atuais, como também para os potenciais clientes com o objetivo de construir confiança, consciência, sentimento positivo para seus produtos, serviços, além de fidelização, engajamento e construção de branding pelo seu público-alvo.
Uma campanha de marketing bem sucedida deve considerar uma distribuição eficaz de conteúdo para que seu público-alvo reconheça verdadeiro valor e reconheça sua empresa como autoridade no assunto, definindo as bases para um relacionamento comercial de longo prazo.
Assim o foco deixa de ser uma abordagem interruptiva ao seu cliente ou potencial cliente com a distribuição de conteúdo indesejado para foco total na construção do relacionamento, onde entregará apenas aquilo que seu potencial ou cliente quer receber, aumentando a confiança do seu público e facilitando as vendas.
Tipos de conteúdo que normalmente formam uma estratégia de Marketing de Conteúdo incluem:
- Blog posts
- Posts de Clientes
- E-books
- E-mail newsletters (de novo conteúdo relevante para o público-alvo)
- Apresentações em PowerPoint
- Podcasts
- Videos Padrão
- Micro-vídeos (ou seja, Vine)
- Mensagens de Mídias Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter, etc)
- Apresentações ao vivo
- Webinars
- White papers